quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jogo de Expressão Oral

Concordando com ANDRADE e SANCHES (2005) este tipo de jogo envolve a competência discursiva, isto é, a produção de textos orais e escritos, o conhecimento do contexto sociocultural em que se utiliza a língua estudada e incluem a escrita e a expressão real de fala. A atividade sugerida segue-se como El tiempo libre de los artistas.

Habilidades: Expressão oral e Compreensão Auditiva.
Estratégias : Metacognitivos (atenção), Socioafetivo (cooperação),
Cognitivo (dedução, elaboração).

Objetivo Comunicativo: Expressar o gosto e preferências.
Objetivo Gramatical: Usar os verbos reflexivos.
Nível Lingüístico: Todos os níveis.
Material: Duas fotos de artistas famosos (Sandy e Vanessa Camargo) com o mesmo título: O tempo livre de Sandy e Vanessa Camargo, e um breve texto sobre as duas fotos.

Encaminhamento Metodológico: Apresentam-se as duas fotos aos alunos sem traçar qualquer menção entre ambas as fotos. O professor dividirá a sala em duas equipes e cada equipe fará perguntas referente a uma das fotos ao outro grupo. Ambas as equipes tentarão fazer deduções às perguntas realizadas pelo grupo adversário. A cada dedução respondida, o monitor, elegido pela sua equipe tomará nota das respostas para depois verifica-las. As perguntas sobre as fotos das artistas podem ser relacionadas como: o que Sandy e Vanessa Camargo vão fazer, o que parece que elas estão fazendo, o que o leva a pensar assim, como está o estado psicológico de Sandy e Vanessa Camargo, etc. Marca ponto a equipe que tiver maior acertos referentes às perguntas, ou maior aproximação em relação à prática do tempo livre entre ambas as fotos. Em seguida, o professor através da conversação faz uma análise conjunta entre as notas tomadas pelo monitor de ambas as equipes levando-as ao resultado real do que ambas estejam fazendo ou fizeram em tal figura usada pelas equipes. Desse modo, seguem-se os textos para aplicação deste jogo. Texto (1): Sandy es una popstar. Ella viaja siempre para realizar shows. Ella siempre tiene clases de danzas y canto para hacer sus shows. Cuando tiene tiempo libre, Sandy prefiere oír distintos tipos de canciones. Texto (2): Vanesa Camargo es mucho conocida y atareada. Tiene muchas cosas para hacer durante todo el día. Cuando ella tiene algún tiempo libre, Vanesa Camargo tienta usarlo bien. Le gusta viajar con su familia y hacer distintas actividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário